Valor do frete faz mais de 90% dos consumidores desistirem das compras feitas nas lojas online

Pesquisa realizada pelo Cuponomia, site que reúne cupons de desconto dos principais players do comércio eletrônico do país, aponta que mais de 90% dos consumidores do e-commerce no Brasil já desistiram de compras devido ao valor da entrega dos produtos.

Devido à distância dos principais centros de distribuição, os consumidores da região Nordeste sentem maior impacto no valor do frete para a entrega dos produtos. Segundo a pesquisa, 60% dos usuários do Nordeste tem maior preferência por frete grátis e 35% não fazem compras online todos os meses.

Já na região Sudeste, 58% dos consumidores realizam compras até duas vezes por mês, no e-commerce.

De acordo com o levantamento, cerca de 60% dos e-consumidores do sudeste compram, em média, 2 vezes ou mais por mês. Enquanto no nordeste, esta mesma proporção costuma comprar em média 1 vez por mês ou menos em sites e-commerces.

Crescimento do mercado de cupons no Brasil e América Latina

Para economizar e compensar o valor do frete, cada vez mais consumidores adotam os cupons de descontos oferecidos pelas varejistas online. O mercado de cupons de desconto teve crescimento de 20% no último ano, em comparação a 2015, um crescimento 380% maior que o e-commerce no período.

No Distrito Federal, os usuários têm um comportamento mais consciente com relação aos cupons de desconto que em outras localidades do Brasil, na capital federal a penetração dos códigos promocionais chega a ser duas vezes maior que em São Paulo.

Em 2016, o Cuponomia registrou mais de 15 milhões de cupons de descontos utilizados em compras online e foi responsável por gerar mais de R$ 500 milhões em faturamento para o e-commerce, um aumento de aproximadamente 70% em comparação a 2015.

Na América Latina, o Brasil é o país com maior número de buscas por cupons de descontos online, seguido pelo México, Argentina e Colômbia. De acordo com um levantamento realizado pelo Cuponomia, a procura por cupons cresceu 130% no país nos últimos 3 anos.

Comportamento dos usuários de cupom

Devido a alta concorrência das lojas online, o preço dos produtos no e-commerce, costumam ficar, em torno de 5% a 15% mais baratos que nas lojas físicas. Os usuários que utilizam cupom de desconto chegam a economizar em média 20% a mais por compra.

A pesquisa realizada pelo Cuponomia aponta que 80% dos consumidores do e-commerce que já usaram cupom de desconto pelo menos uma vez, voltam a pesquisar os códigos promocionais antes de fazer uma compra online. Mais de 50% desses usuários afirmam que os cupons podem motivá-los a fazer compras que não estavam planejadas.

A maioria dos e-consumidores que utiliza os cupons para conseguir economizar um pouco mais nas compras são mulheres (56%), entre 25 a 34 anos (47%), que ganham até 2 salários mínimos (50%), com ensino médio (34%) e superior completo (24%). Os estados com maior número de usuários são: São Paulo (36%), Rio de Janeiro (15%) e Minas gerais (12%).

A pesquisa com a análise do perfil e comportamento do consumidor do e-commerce, está disponível para consulta no site: www.cuponomia.com.br/pesquisas/comportamento-consumidor-ecommerce-brasil